É fato que, na atualidade, a maioria da sociedade reconhece o papel das Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) no bem-estar e qualidade de vida da população. No entanto, essa tarefa é onerosa e conta com doações da iniciativa pública ou privada.
Desse modo, as organizações enfrentam condições de instabilidade financeira, tendo em vista que podem ter apoio por meses seguidos e depois a ajuda é interrompida sem aviso prévio. Outro cenário recorrente é receber uma quantia alta e não realizar uma gestão correta dos recursos.
Com esse entendimento, vamos explicar no artigo abaixo como é feito o planejamento estratégico para OSC’s, e quais as particularidades apresentadas, tendo em vista que se trata de operações sem fins lucrativos. Continue a leitura e saiba como definir metas e objetivos.
Qual a importância do planejamento estratégico em OSC’s?
Em primeiro lugar é preciso esclarecer que o planejamento estratégico é um dos processos empregados na gestão empresarial ou institucional, com objetivo de potencializar as ações e projetos desenvolvidos, com foco na qualidade dos serviços realizados.
Com esse entendimento, o documento elaborado norteia as atividades e atende as necessidades e oportunidades verificadas no diagnóstico de uma empresa. É importante acrescentar que as ações podem ser realizadas em diferentes setores, entre os quais: financeiro, vendas e marketing, por exemplo.
De modo a contextualizar a relevância do planejamento estratégico, é válido apontar um estudo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ao avaliar o tempo médio de duração de pequenas empresas, foi observado que depois de cinco anos de funcionamento, somente 35% continuam abertas.
É óbvio que uma OSC não tem fins lucrativos, mas, ainda assim, é preciso elaborar um documento que contenha a missão e objetivos dos serviços prestados. Sendo assim, um planejamento estratégico contribuirá na organização administrativa e comunicacional do empreendimento.
Quais as principais funções de planos estratégicos em OSC’s?
Ao criar um modelo de gestão estratégica, uma OSC direciona suas ações para que sejam claras e mensuráveis, afinal, a organização verificará melhorias nas seguintes situações: otimização dos recursos, alinhamento das iniciativas e missão do empreendimento e fortalecimento do impacto social na sociedade.
Dessa maneira é preciso estabelecer a diferença entre os dois termos, no âmbito da produção de planejamentos estratégicos: os objetivos são descrições abrangentes que a OSC pretende alcançar em longo prazo. Por outro lado, as metas dizem respeito aos passos específicos e quantificáveis que serão usados para mensurar o progresso das propostas apresentadas.
Vale destacar que ao definir um plano com as metas e objetivos do seu plano estratégico, as ações serão concluídas de modo mais assertivo. Por isso, faça uma análise de modo abrangente e responda às seguintes questões:
1 – Qual a missão e visão da organização?
2 – Quais as principais necessidades, recursos e público-alvo?
3 – Como criar metas específicas, mensuráveis e relevantes para o empreendimento?
4 – Você estabelece objetivos claros e alinhados à missão da OSC?
5 – Apresentou a proposta a toda equipe, para ouvir as contribuições e fazer os ajustes necessários?
Ao responder as questões elencadas, os gestores terão subsídios para avaliar quais as prioridades em termos de planejamento estratégico, além de implementar metodologias para tornar o projeto e a execução mais eficientes.
Quais as ferramentas mais eficientes para planejamentos estratégicos?
Antes de indicar algumas das ferramentas mais efetivas nas propostas de planejamentos estratégicos para OSC’s, é preciso reforçar que o documento contribui na definição das metas e tomada de decisões da organização. Um exemplo prático, é estabelecer o mapeamento prático sobre a visão e missão institucionais, em curto e médio prazo.
Dito isso, é válido pontuar algumas ferramentas de grande utilidade no processo de construção do plano estratégico da organização. Os modelos mais utilizados são: a Análise SWOT (ou FOFA – Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), 5W2H (O que, Por que, Onde, Quando, Quem, Como e Quanto) e o Modelo OKR (Objetivos e Resultados-chave).
Vale acrescentar que um planejamento estratégico consistente e bem-estruturado fortalece a ideia central da OSC, reforçando o que é preciso implementar para que o projeto siga adiante. Do mesmo modo, as empresas doadoras solicitam esses documentos, de modo a avaliarem se o trabalho realizado está alinhado com a estratégia apresentada.
Passo a Passo para elaboração de um planejamento estratégico
Por entendermos a relevância de elaborar um plano robusto e que transmita segurança para doadores e possíveis parceiros, vamos elencar um passo a passo que auxiliará sua OSC a desenvolver um documento abrangente e eficaz, confira:
Etapa 1: Estabelecer uma equipe de planejamento
Composição: incluir participantes de diferentes níveis da organização, como por exemplo, membros do conselho, gerência, equipe e possivelmente partes interessadas externas. O objetivo do grupo é orientar o processo do planejamento estratégico, garantindo que seja participativo e inclusivo.
Etapa 2: Defina ou revisite a missão, a visão e os valores
Declaração de missão: Esclareça o que a OSC pretende alcançar (missão), para quem (visão) e por quê (valores). No campo visão é importante apresentar qual a perspectiva do futuro e o objetivo principal. Por outro lado, no aspecto valores, identifique os principais orientadores da organização.
Etapa 3: Elaborar uma análise situacional
Esse material pode ser feito a partir da análise SWOT que avalia os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças da organização. Outro método utilizado é o PESTEL, no qual são apresentados os fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais que afetam a organização.
Etapa 4: Estabeleça metas e objetivos estratégicos
É importante estabelecer metas amplas, alinhadas com a missão e visão da instituição. Já os objetivos específicos dividem as metas em objetivos mensuráveis e com prazo determinado. Lembrando sempre de iniciar o conteúdo com as prioridades mais viáveis para o período (em termos de colaboradores e recursos).
Etapa 5: Desenvolva estratégias e planos de ação
Nesse sentido, descreve as abordagens utilizadas para alcançar cada objetivo. Em seguida, pontue o plano de ação, detalhando atividades, cronogramas, responsabilidades e recursos necessários.
Etapa 6: Implemente mecanismos de monitoramento e avaliação
Uma recomendação interessante dos especialistas é usar indicadores-chaves de desempenho (KPIs), pois, essa metodologia contribui para identificação de métricas que avaliam o progresso dos serviços desenvolvidos, rumo aos objetivos estabelecidos no planejamento estratégico.
Etapa 7: Comunicação Interna
O primeiro público a ser informado sobre o plano estratégico da OSC são os colaboradores e voluntários, afinal eles precisam compreender as propostas, opinarem e informarem se aceitam ou não participar. Em seguida, é indicada a comunicação externa para os seguintes públicos: doadores, parceiros e beneficiários.
Etapa 8: Implementação do plano estratégico
A primeira fase é a de execução das ações, seguindo os processos definidos no documento. Contudo, é preciso ser flexível, se necessário, e realizar ajustes, de acordo com o surgimento de novos desafios ou oportunidades.
Etapa 9: Revisão e atualização do plano
Os gestores responsáveis devem entender a necessidade de realizar revisões periódicas, de modo a avaliarem a eficácia do planejamento estratégico. Caso seja verificada alguma inconsistência, analise as avaliações externas para revisar o documento, de modo que permaneça atualizado e eficiente.
Como foi possível verificar, o planejamento estratégico de OSC’s é essencial para uma gestão eficiente de todos os grupos de trabalho, parceiros, stakeholders e ainda, na aproximação com possíveis doadores. O Instituto Genésio A. Mendes é uma organização focada em contribuir com a qualificação de instituições, como a sua, que deseja crescer e aumentar os atendimentos efetuados.
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