Com a implementação de pesquisas, capacitações e análises de dados, as OSCs têm condições de aumentar o desempenho nos atendimentos prestados
O impacto social é uma metodologia empregada para que instituições de todos os setores possam mensurar, diagnosticar e apresentar os impactos das ações e projetos desenvolvidos em prol da sociedade.
No caso das OSCs (Organizações da Sociedade Civil), a avaliação é fundamental, seja para comprovar a efetividade dos trabalhos, como para prestar contas dos recursos recebidos.
Em outro artigo do blog, explicamos como aumentar a captação de recursos, de modo a ampliar os atendimentos e melhorar as estruturas das entidades. Por isso, é essencial ter conhecimentos de como mensurar e apresentar o trabalho de forma efetiva.
Nesse sentido, elaboramos um conteúdo para demonstrar como você pode otimizar os relatórios ou apresentações da OSC. Continue conosco nessa jornada de conhecimento e aprimore seus conhecimentos.
A organização e desenvolvimento das OSCs podem ser observados nos números do setor. A pesquisa mais recente do IPEA (Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada) revelou que atualmente, existem 820 mil entidades em funcionamento no país. O trabalho realizado junto a comunidade é responsável por uma participação de 4,27% no PIB (Produto Interno Bruto) nacional.
A partir desses números é possível acompanhar o impacto positivo das iniciativas, principalmente, em comunidades com altos índices de vulnerabilidade: pobreza, fome, violência doméstica e falta de acesso à educação ou moradia dignas.
Portanto, o impacto social dos projetos desenvolvidos pelas OSCs são indicadores quantitativos e qualitativos, responsáveis por avaliar o índice dos objetivos estabelecidos em um projeto social. Com base nesses dados, será possível comprovar: o que foi concluído, em quanto tempo, se atendeu as expectativas da organização e o mais importante, quantas pessoas foram beneficiadas.
Inicialmente é preciso esclarecer que as metodologias utilizadas para mensurar o impacto social de uma OSC, podem ser quantitativas ou qualitativas. As duas alternativas são relevantes e colaboram para cumprir as metas estabelecidas no projeto. Por isso, vamos esclarecer qual o princípio de cada uma, com mais detalhes.
– Análise quantitativa: os dados apresentados por uma organização são o primeiro ponto de análise dos investidores ou de potenciais parceiros. A partir deles, é possível identificar as áreas que tiveram maior crescimento ou que precisam de melhorias. Também são demonstrados para comparar a eficácia das iniciativas, revelando a responsabilidade da entidade em maximizar os resultados, na área de atuação.
– Análise qualitativa: normalmente, são aplicadas para averiguar os resultados internos de ações e projetos. Sendo assim, podem ser desenvolvidas pesquisas e questionários aplicados junto aos participantes. Outro ponto importante oferecido pela metodologia é analisar o custo-benefício proposto por uma nova ação, indicar o desempenho (progresso e eficiência), e ainda, mensurar o impacto a longo prazo.
O próximo passo é verificar quais ferramentas podem ser empregadas na elaboração do relatório de impacto social. Caso sua entidade não tenha os dispositivos, considere a aquisição de softwares, pois são capazes de extrair informações relevantes para conclusão do documento final.
No mercado é possível encontrar algumas opções que proporcionam resultados eficientes, como por exemplo, Enablon ou EcoVadis. No entanto, os gestores da OSCs decidirão qual o dispositivo mais adequado para a entidade, em termos de volume de dados e capacidade de investimento.
A título de exemplificação, os softwares de gestão de sustentabilidade têm capacidade de coletar e organizar os dados, já que contam com recursos de rastreamento de dados, avaliação de materialidade e geração de relatórios.
Complementando as alternativas de programas com automação, é possível encontrar equipamentos para medição de impacto e SROI (Retorno Social do Investimento). Vale acrescentar que o diferencial das ferramentas são produzir uma estrutura padronizada, avaliando o impacto social da entidade, e ainda, fornecer classificação dos índices alcançados.
Depois de escolher a metodologia de avaliação e as ferramentas de mensuração, os responsáveis terão condições de estruturar o documento com melhor organização e eficiência das informações. Portanto, dê prioridade para os tópicos, a seguir:
– Definição das metas (alinhadas com a missão, visão e valores da organização);
– Coleta e análise de dados (se possível, quantitativos e qualitativos);
– Envolvimento das partes interessadas (convide os parceiros e apoiadores do projeto);
– Mensuração dos impactos sociais devem levar em conta os objetivos estabelecidos;
– Relatório e comunicação devem ser apresentados nos canais com maior interação do público externo;
– Melhoria contínua deve ser a palavra-chave da OSC, portanto aproveite novas ideias para sugerir estratégias que aumentem a relevância global do atendimento prestado.
A atuação ativa e comprometida das entidades do terceiro setor é notória, contudo, duas condições são desafiadoras para melhoria dos serviços prestados: a instabilidade na frequência das doações recebidas e a falta de visibilidade na sociedade.
Por outro lado, existem empresas que desejam contribuir com iniciativas sustentáveis, mas têm dificuldade de identificar projetos alinhados com seu modelo de negócio. Sendo assim, essas organizações devem ser o foco das OSCs, que reúnem experiência na organização e atendimento de comunidades vulneráveis.
Com esse entendimento, as entidades que firmarem apoio mútuo com o setor corporativo, terão benefícios diretos, como:
– Financiamento e recursos: um exemplo prático foi efetivado por uma das maiores corporações tecnológicas do mundo: desde 2016, a Microsoft colabora com 71 mil OSCs, doando equipamentos e recursos financeiros, em torno de US$ 2,5 milhões.
– Visibilidade e conscientização: em termos de visibilidade é possível destacar outra parceria de sucesso. A marca Coca-Cola se aliou a WWF para proteger os recursos hídricos e a água potável do planeta, por intermédio da campanha global “Every Drop Matters”. Utilizando os canais de comunicação, a empresa concedeu visibilidade para a OSCs que é uma das mais conhecidas ao nível global.
– Inovação e Capacitação: outro benefício importante para as entidades é o domínio de competências tecnológicas, a fim de que possam transmitir os conhecimentos para os beneficiários atendidos. Nesse caso, o Google contribuiu com diversas entidades, criando ferramentas e plataformas inovadoras como: Google Earth Outreach, o Google Crisis Response e o Google.org.
Como foi possível observar, o impacto social resultante de parcerias entre organizações e OSCs, colaboram para aumentar o índice de diversos indicadores sociais, como por exemplo, os firmados pelo Brasil nos 17 ODS. Contudo, para que isso seja possível, será necessário comprometimento dos envolvidos em elaborar ações e projetos efetivos, em termos de sustentabilidade.
Nesse sentido, o Instituto Genésio A. Mendes está comprometido em colaborar com o crescimento das OSCs que têm como meta, o aperfeiçoamento dos serviços prestados à comunidade e ao país. Com esse entendimento, nossa contribuição é oferecer capacitações para as Organizações, de modo que possam melhorar a qualidade de vida dos grupos ou comunidades beneficiados.
Por isso, convidamos você a acessar o nosso site e obter mais detalhes dos serviços prestados. Acreditamos que mãos unidas, criam conexões que possibilitam realizações.
Rua Padre Geraldo Spettmann
n. 63, Sala 04, Bairro Humaitá,
CEP 88704-350, Tubarão/SC.
Email: social@institutogenesio.org.br
Telefone: (48) 3199-0242
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |